domingo, 3 de junho de 2007

Pior que incompetência é falta de ética profissional

A idade tem efeitos fantásticos na psicologia das pessoas. Por exemplo, o post do Sérgio a um artigo sobre Iblussom demonstra a diplomacia que a flor dos seus 50+ anos, 40 dos quais a fazer música profissionalmente, lhe empresta.

Eu sou 20 anos mais novo, e por isso mais impetuoso, lamentando não ter o espírito de alguns dos meus ídolos musicais, que com a minha idade resolviam certas indignações à cabeçada, porque francamente, por vezes essa parece ser a única maneira.

Como prefiro a musculatura intelectual que venho a desenvolver nos últimos 35 anos, da qual muito me orgulho e para a qual continuo a trabalhar afincadamente (até ao dia em que a máquina pare), uso este magnifico meio de democracia intelectual que é a Internet para dar as minhas cabeçadas. E aqui vai outra:

No artigo a que se refere o Sérgio, Davide Pinheiro, um miudo de 25 anos que escreve no Grupo DN sobre música, futebol, dinheiro e provavelmente outras coisas, e parceiro de escritório no Disco Digital de um outro intelectual desta praça a quem dediquei algum do meu tempo, alerta para a "debilidade" do novo disco dos Trabalhadores, e não hesita em classificar de "negativa" a evolução de cada um dos seus elementos enquanto músicos. Como no caso do seu companheiro de carteira, o restante da crítica é vazia de análise musical, limitando-se a um ataque feroz, ainda que inofensivo, aos Trabalhadores do Comércio, talvez motivado pelas minhas reacções ao jornalismo do Disco Digital. Hei, talvez seja este o inicio de uma daquelas guerras travadas nas trincheiras dos media, uma espécie de cruzada no século XXI. Mal posso esperar!

Claro que poderiamos dizer que a Davide falta a maturidade para fazer afirmações desse género; Afinal, a evolução dos Trabalhadores começou em 1980 ainda o rapaz nadava de quilhão para quilhão, como costuma dizer-se na Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta. Mas tal seria uma injustiça para os muitos maduros de 16 anos que a reconhecem.

Poderíamos ainda perguntar se Davide procuraria um disco em 4-4-2, com os médios ala a subirem no terreno, ficando depois desiludido pelas poucas referências feitas ao futebol durante a nossa obra, tornando-a por isso difícil, se não impossível, de compreender.

Ou podemos concluir que somos um país com tantos músicos de cagadeira e produtores de discos domésticos quanto treinadores de bancada, no caso de Davide e de outros com acumulação de funções. Provavelmente, todas estas teorias serão válidas.

Mas a análise mais intuitiva, afectada seguramente pela imaturidade dos meus 35 anos (com 50 de diferença em relação à experiência de vida dos jornalistas em questão) é a de que à falta de qualidade jornalística do Diário Digital, amplamente referida e discutida na blogosfera, há que juntar falta de ética e de zelo profissional, a somar a uma arrogância inadmissível a quem vai ao pito há tão pouco tempo.

Até ganharem tal estatuto (para o que terão de adoptar outra postura profissional, aceitem um conselho de alguém mais velho e por isso mais sábio), Davide Pinheiro e sus muchachos poderão continuar a visitar o terceiro anel, e apreciar, de binóculos, o seu clube a perder títulos para os demais participantes da liga de futebol, e vingarem a sua frustração em tudo aquilo que orgulhosamente saia deste burgo, em especial aquilo a que outras massas cinzentas, essas sim merecedoras de grande respeito por terem um estatuto amplamente reconhecido (Carlos Feixa, Álvaro Costa, Nuno Markl, Luis Silva do Ó, etc), dedicam tinta e tempo para descrever qualidade e inovação.

Juom

2 comentários:

Anónimo disse...

Que grande cabeçada, foi mesmo ao angulo.

Anónimo disse...

Ó blá cagainde no gaijo!
Os TC não precisam destes gaijos para mostrarem o que valem...Voces já cá andavam e esse tal Davide Pinheiro ainda andava a saltar de guizo em guizo!

O importante é o valor que eu e todos os vossos fãs vos damos! E acreditem que ainda são muitos!

No outro dia enviei um video vosso (ao vivo na febre) a um amigo meu que tem 16anos e o gajo delirou, passou-se completamente! E muitas mais pessoas há assim!

Quando o vosso disco chegar a platina esse individuo vai andar a limpar-se apos a sua defeca à critica que escreveu!

Juom onde é que se tira um curso de critica musical??? Ele lá sabe alguma coisa da vida para escrever o que quer que seja? Eu nunca li a critica, fiz melhor ouvi o cd e tirei o meu próprio juizo, dei o cd a outros para ouvirem e eles fizeram o juizo deles.
O cd está fantastico, ao jeito que os TC sempre nos habituaram com a evolução normal das coisas! Uns Tc mais maduros com um Juomzinho mais crescido e sem a voz fininha! Mas o Rock está lá...O sotaque nao falha e infelizmente penso que será por aí que virão as maiores criticas. Neste país mesquinho e tacanho o sul não se convence que somos o povo mais forte e tudo o que é do norte é para deitar abaixo!

Só vos posso dizer que à custa da Internet e dos mp3 já nao me lembrava de comprar um CD...Comprei o Iblussom mal o vi à venda! Já o coloquei no ipod e de lá nunca mais sai venha quem vier, digam os criticos o que disserem!

P.S.- Bós num bos abenturaindes a grabar um disco sobre criticos de musica...Eu num ia cumprar essa M#E%R&D§A£ oubistes????