domingo, 2 de agosto de 2009

NOTAS & NEURONAS

Como o Verão não tem dado para grandes viagens, vamo-nos cultivando através de visitas a locais de interesse. Ontem mesmo visitei a exposição "Érase una vez la vida" que está patente na Estação Marítima de Vigo e na que se mostram órgãos humanos autênticos e corpos completos, o que permite ao visitante, segundo o que consta nos folhetos publicitários, conhecer melhor o interior do corpo humano. Honestamente, e apesar do bem elaborado texto que nos acompanha em formato audio, cortesia de um leitor de mp3 com auscultadores que nos é fornecido à entrada, para mim resultou um pouco deprimente ver companheiros desta Viagem que é a Vida, reduzidos a autênticos toucinhos em salmoura. Os processos de conservação deterioram consideravelmente o nosso (deles) aspeto e a sensação com que saí é que somos, na condição de mortos e apesar de insistirmos na nossa superioridade animal, iguais a qualquer dos "bichos" que a nossa sociedade decidiu integrar na cadeia alimentar. Salvam-se, na minha opinião, as vitrinas em que, graças à utilização de fibras artificiais, se ensinam as ramificações sanguínes e nervosas.

Ora já de volta a casa e procurando na NET algumas dicas sobre neuronas encontrei esta espectacular viagem pelas mesmas, numa brilhante demonstarção da sua capacidade (das neuronas e do Bobby), dada por Bobby McFerrin no recente World Science Festival, numa sessão denominda Notas e Neuronas. Não percam.

World Science Festival 2009: Bobby McFerrin Demonstrates the Power of the Pentatonic Scale from World Science Festival on Vimeo.

Sem comentários: