domingo, 13 de abril de 2008



Morreu, anteontem, com 73 anos, Manuel Dias, mais conhecido por "Manel Dias, do Janeiro". Vítima de doença que o afectava há mais de um ano, o jornalista foi, indiscutivelmente, um nome de referência no jornalismo cultural e desportivo do Porto, cidade onde nasceu e viveu.
Manuel Dias era um adepto ferrenho do F.C.Porto e foi autor de vários livros sobre a história do clube.
Além de ter trabalhado em "O Primeiro de Janeiro", Manuel Dias passou pela redacção da RTP/Porto, onde se destacou nas reportagens desportivas.
O interesse pela cultura também se evidenciou na sua função profissional, tendo sido responsável por esta área no "PJ".

Foi autor de um sem-número de livros, essencialmente de entrevistas e de ensaio, e esteve ligado a diversas associações culturais do Porto. O teatro também ocupou parte da sua vida, tendo escrito diversos guiões para peças teatrais, sendo co-autor de "Um cálice de Porto", exibido durante várias temporadas pelo Seiva Trupe.
* Justamente desta peça eram parte integrante "Menino de rua" e "Sim, sou um gaijo do Pôrto", com música minha. Foi uma incrível experiência, naqueles anos, ter tido o previlégio de conhecer este personagem incontornável da nossa cultura e, principalmente que me tivesse entregado, de forma tão incondicional, esses dois poemas tão autênticos e cheios de uma vida cheia.

Nada melhor que esta multi-interpretação de um desses temas para assinalar tão triste acontecimento. Os Trabalhadores estão lá em espírito.



Daqui o nosso gandabrassu aos familiares do Manel

Sérgio Castro (em nome de todos os Trabalhadores)

*in JN 12/Abril/2008

Sem comentários: