domingo, 27 de junho de 2010

Trinta Anos de Trabalhos na Casa da Música

0:20m. O público aguardava a hora do concerto.

Hoje 27 de Junho, no relaxe do Domingo, cabe fazer o rescaldo de uma semana (ou algo mais) intensa. Intensa de trabalho, de emoções, de logros e, acima de tudo de saudável convivência. Brilhava-lhe na cara do Medicis, a satisfação, na manhã de quinta, quando o deixei no aeroporto. Também se lhe via uma espécie de derme triste, por não poder ficar mais um par de dias e ir com o resto da maralha à FNAC do Mar Shopping. Mas como já vai voltar em menos de 2 semanas para mais concertos, digamos que passa rápido.
Foram ensaios intensos e de muito trabalho de preparação, entrecortados por outros trabalhos de promoção e encenação da intro, que adivinhávamos iria ter um forte impacto.
E nem imaginávamos que íamos poder contar com a luxuosa participação do Carlo Torlontano um músico italiano cujo palmarés é de estarrecer, e que se contagiou a tal ponto do espírito Trabalhador, que fez questão de se deslocar ao nosso local de ensaio, onde a trompa alpina quase não cabia (nem soava), para preparar connosco essa “Overture” do Hino à Desanexassom. Esta pequena 'sinfonía' – é tempo de chamar as coisas pelo nome – teve o início que realmente merece e vai tê-lo na versão discográfica também, cortesia que muito nos honra, do Carlo, que se comprometeu a gravá-la em Itália.
No CD só não vamos poder ter a “presença” de D. Sebastião, que muito terá ajudado a entender a nossa interpretação da estória que nos conta a História, mas essa estará lá para que todos possam analizar e opinar, que se agradece.
A Casa da Música, por sugestão do nosso grande amigo Carlos Feixa, deu-nos e teve a oportunidade de oferecer ao público da cidade, um espectáculo de música e estórias, todas elas fortemente enraizadas na nossa realidade cultural e que dificilmente poderemos repetir, justamente na noite mais emblemática, tradicional e emocionante que, cada ano, se vive em todos e cada canto do Porto: a noite de S. João, que assinala a entrada do verão.
E não foram poucos os artistas da fotografia que quiseram deixar testemunho de tão grande noite. O Alberto Almeida,























o Manuel Peixoto,



ou o Manel dos Verdes Campos


criaram uma larga colecção de instantâneos que dão uma ideia do que se pôde ali ver.
Momentos de grande esforço


de insuspeito patriotismo

de genuina devoção


Enfim, toda uma performance com Rei e Roque



FNAC Mar Shopping no dia 25
Já na sexta, com uma formação algo reduzida, fizemos o que decidimos chamar de “concerto complementar” à apresentação dos novos temas do álbum “30 anus de trabailhus isfursadus” – a sair em Outubro deste ano – na FNAC do Mar Shopping em Leça. Com uma surpreendente enchente, apresentámos pela primeira vez ao vivo o tema “Dálhe cordò cúcu”, interpretado pela voz quente da Daniela

e pela primeira vez na versão final do disco, de “A cançom qu'iu abô minsinoue” com essa teatral interpretação da Marta 'Miranda' e a guitarra portuguesa do Pony.

Aqui ficam algumas imgens do evento, gravadas pelas mãos firmes do Carlos Teixeira e também da Ni, que sempre diz que não grava, mas depois não resiste.
Entretanto, para quem tiver interesse, queremos deixar a mensagem que um CD (extra) com 4 temas do novo álbum e 4 videos, ficou disponível desde o dia 23. É uma edição de coleccionador, de 500 cópias e não terá repetição. Tem o título genérico de Gladiador. Em breve se poderá pedir através da página www.trabalhadoresdocomercio.com ou do nosso e-mail trabalhadores@gmail.com, ou ainda através do Facebook

1 comentário:

Daniel Tércio disse...

Foi um semana extraordinária e excitante , quarta e sexta foram dias marcantes !
Casa da música , o público estava repleto , e vocês estavam magnificos , electrizantes , energéticos ,
foi sem dúvida o melhor Sao João que tive durante os meus 18 anos de vida !
O abestruz , o desanexação , a Reboluçom , são temas que fizeram ainda mais especial aquela noite ,temas novos , temas que são sem dúvida do milhor dos trabalhadores !
E repito , a energia passada para cá para fora , foi FUNDAMENTAL E MAGNIFICA .
Sexta feira no marshopping , mesmo sendo pequeno estava a casa cheia e mais uma vez lá estava eu num cantinho .. foi um concerto e tanto ! mesmo tendo sido um showcase e sendo muito pequeno o tempo de concerto , deu perfeitamente para deliciar os temas de outra forma , a forma acolhedora como os tocaram e sendo acústico , deu para perceber e ainda conhecer dois temas que nao foram muito ouvidos , dá corda ao cucu e a cançom cú abô minsinou !
dois concertos marcantes e inesqueciveis , dois concertos do caraças !

Obrigado por estes concertos , pela oportunidade de vos ouvir de diferentes maneiras , tanto com o power todo ou em acústico , e como o serjum diz :


MUITO OBRIGADOSS !


um abrassu , Daniel Tércio .