quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SNOWSHOW de Slava Polunin



Afinal ainda há (alguma) possibilidade...

Slava Polunin trouxe a Vigo o seu espectáculo de teatro mímico e de fantasia. O creador Russo, nascido em Sanct Petersbourg, é de um atrevimento incrível e leva os actores a provocar o público contantemente, sempre dentro do contexto do que se vai passando à nossa volta. São os papéis minúsculos que chovem sobre o público, o fumo que, em alguns momentos, parece sofocar-nos, a água que alguns dos actores derramam sobre a assistência ou a ventania descomunal que, a dado momento, quase nos pega à cadeira da plateia. A imaginação complementa a simplicidade e a fantasia acontece. Metade do espectáculo somos nós (o público) quem o fazemos, dentro da nossa cabeça e com a nossa interacção. O “intervalo” é surpreendente, pois durante ele a função não para e as acrobacias sobre as cadeiras da plateia parecem por em risco a nossa integridade física. Em poucos minutos estamos a colaborar. Minutos mais tarde a Diana é “raptada” e levada para o palco onde uma “manada” de tipos raros a persegue, para logo ser ela a persegui-los e depois desaparecer de cena definitivamente. Não se preocupem, voltou ao lugar passados uns minutos.
Recomeça o espectáculo, a chuva (que molha), a neve e o vento que sopra com força. O som, envolvente algumas vezes e com distintas fontes desde o palco, tem um impacto realmente impressionante.
No final, uma quantidade de bolas gigantes, de entre 2 e 4 metros de diâmetro aparecem no palco e são lançadas sobre o público, às quais se juntam bolas mais pequenas e leves.
E então o “milagre acontece” e uma plateia repleta de gente dos 7 aos 77 de repente comunga de um desejo de jogar, brincar e mover-se, proporcionando aos actores em absoluta reciprocidade, um espectáculo interminável de gozo ao qual nem um dos presentes se furtou. Durante uns minutos (largos) todos tivemos um desejo imparavel de “bricar” e brincámos. Os actores observavam-nos satisfeitos. O “espectáculo” valeu mais do que qualquer ovação.



Se aparecer pelos vossos lados não percam...

Sem comentários: