segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

àcerca do Carnaval e doutras merdas

Num país em que poucos dão a cara e muitos "circulam" munidos da máscara com a que mudam a face às mentiras, é natural que o sentido do humor se confunda, não poucas vezes, com a má educação, ou inclusivamente a ausência da mesma, ou simplesmente com a "piadinha" revisteira para consumo imediato de quem sofre, até só pelo peso do cabelo, atrofiamento neuronal.
Duma outra forma mais drástica, este sentido de humor, vai-se diluindo na nebelina dos tempos, a mesma que, noutras épocas, era sinal de esperança.
Felizmente nem sempre foi assim e pelos vistos o poeta João Vasconcelos e Sá lá pelos anos 30, mais concretamente durante o Carnaval de 1934, teve a genialidade, disfarçada de atrevimento, de recitar um poema seu, escrito nesse mesmo dia para a ocasião, num jantar no qual se encontrava Franco de Sousa, Ministro da Agricultura do governo de Salazar. Ao que parece e tal como passa ainda hoje com a maioria dos políticos em funções governativas, o texto não caiu no goto do excelentíssimo, mas nem por isso o autor se cortou.
Neste vídeo da RTP, Vitor Sousa recria o texto e dá-lhe o seu ênfase peculiar. A não perder e a recuperar seriamente (ainda que com um sorriso), pois com coisas destas o país pode, eventualmente, avançar.

1 comentário:

Daniel Tércio disse...

atum trabalhadores?
quando é que tem mais concertos? estou sempre atento ao site!
Um Abraço


Daniel Tércio