sábado, 17 de maio de 2008

Regresso às origens

Na passada segunda feira 12, cinco estudantes do 12º ano da Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto, apresentaram no Auditório da casa, perante uma sala cheia de alunos e professores, um documentário de 50 minutos dedicados à Música Pop/ular Portuguesa dos últimos 50 anos, sob o sugestivo título "Soldados da CriaSom". O nome, por si só, já seria suficiente para atrair a nossa atenSom, e não faz falta explicar porquê neste blog, mas é que, para além dele, também se dava o facto de nós, os Trabalhadores, sermos uns dos protagonistas do vídeo. Entretanto tínhamos sido convidados a assistir à "première" e não quisemos faltar. Com meios muito exíguos, desde as filmagens até à edição e montagem, estes 5 jovens, "brilhantes" na opinião de alguns dos seus professores com quem tivemos oportunidade de conversar, produziram uma sequência de imagens, com excelente ritmo e montes de atractiva informação, que mantiveram interessadamente atentos todos quantos enchiam o auditório, onde tantas vezes nos anos 60 assisti, com bastante menos interesse diga-se, às aulas de canto coral. É que, meus amigos, eu sou um dos "velhos" (se calhar não devia ter posto aspas, mas fica assim) alunos do então Liceu Alexandre Herculano, onde aprendi, entre coisas boas, o hino da Mocidade Portuguesa, à qual, justiça seja feita à minha mãe que moveu o que pôde para que assim fosse, nunca pertenci. Ainda que cantasse a letra de forma robótica, no meu subconsciente eu dizia "Lá ides, cantando e rindo, lavados, lavados sim, no cérebro qu'inda vos resta..."
Devo ter começado por essa altura a explorar a minha veia humorística e a minha tendência para versionar canções com uma "certa" dose de ironia.



Assim rezava o convite que nos foi dirigido

Olá!
Somos um grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária Alexandre Herculano do Porto, e estamos a desenvolver um projecto sobre a Diversidade Cultural na música portuguesa. Para podermos retratar com veracidade o panorama e as diferentes influências na música portuguesa, resolvemos realizar um documentário, onde sejam reunidas entrevistas, peças com excertos musicais, videos...
Gostavamos de vos entrevistar, já que representam a pura influência rock no nosso país mas principalmente na nossa cidade, demonstrando a essência portuense nos vossos albuns.
Se for possivel agradeciamos que nos dessem uma resposta para podermos posteriormente realizar a entrevista ou mesmo assistir a algum ensaio por exemplo.

Os nossos cumprimentos,

Sara,
(na foto acima) Tânia, João, Mauro e Emanuel


Numa sala que começava a encher de forma exemplarmente disciplinada, parece que éramos os únicos que não mantinham a compostura (é que a fotógrafa estava lá).

No final até houve sessão de autógrafos...

3 comentários:

Anónimo disse...

Hey Trabalhadores, antes demais obrigado por terem aparecido e por todo o apoio que nos deram.

Foram as bandas como vocês que nos deram o incentivo para realizar este trabalho, e esperamos ter conseguido mostrar o quão boa pode ser a Nossa Música (apesar de muito ficar por dizer).

Mais uma vez um muito obrigado e continuem!

Abrassom!

Anónimo disse...

Olá Trabalhadores!

Confesso que estou babada de orgulho ao ver o reconhecimento do nosso trabalho aqui no vosso blog!

O vosso apoio desde o dia em que nos responderam ao email, passando pela entrevista, ate estarem connosco para assistir à "première" foi extraordinário.

Desde o inicio que achamos que a Música Portuguesa é uma justa causa que merece toda a atenção e defesa por parte dos jovens, e porque não reeducar (ou pelo menos tentar) os nossos colegas e assim pode ser que no futuro os músicos e a música do nosso país esteja no lugar onde deve estar! Bem lá no alto.

Mais uma vez obrigado a todos!

Beijinhos

A menina das bolinhas disse...

Bem, o(a) professor(a) deve ser espectacular e muito moderno(a)! Permitir um trabalho com este nível de "modernice"! Realmente estes são outros tempos. No meu tempo de estudante, na Escola Secundária de Alexandre Herculano, qualquer trabalho de grupo teria de ser extremamente básico, pois algo mais rebuscado, implicaria um "corte" das nossas asas por parte dos professores. Quero deixar os meus parabéns aos alunos, pelo que (li) me parece ser um trabalho bastante bom, ao(à) professor(a) e também ao trabalhadores do comércio por terem participado no trabalho assim como terem assistido à apresentação (por pior que se possam ter portado) - Não é qualquer grupo de rock que se disponibiliza a ir assistir a uma apresentação escolar...
Parabéns