domingo, 16 de setembro de 2007

Notas de imprensa ( em estrageiro que se destinam à exportação)


Anteontem à noite fui um dos muitos convidados que acudiram à festa de celebração do 50º aniversário (quase nada) do nosso amigo e algumas vezes colaborador Rui Azul, que se celebrou no B Flat em Matosinhos. Saxofonista, flautista, compositor, musicólogo, percussionista e um largo etc, o Rui, na foto mesmo a ponto de soprar às velas (eram só duas senão depois não havia fôlego para soprar no 'tubo') apresentou esse documentário musical, que eu tive o prazer de ver e ouvir pela primeira vez, História do Jazz & Blues, para o que contou com a grande ajuda dum quarteto formado por Guilherme Piedade, Alex Rodriguez, Pedro Costa e o meu veterano amigo e companheiro de músicas de há cerca de 40 anos, Alberto Jorge. Um 'groove' único nessas mãos.
Não posso deixar passar em branco o convite electrónico, que só podia sair do 'lápis' do Blu.



Noutra ordem de ideias

Li recentemente num jornal que Manu Chao vai ser levado a tribunal por ter usado excertos de vozes de apresentadores, aparentemente conhecidos no 'mercado' deste gado que habita o planeta. Não sendo um defensor do uso não autorizado da propriedade intelectual, fico no mínimo perplexo com tal rigor das autoridades competentes e dos supostos afectados, numa época em que, sem ir mais longe, todos assistimos, à escandalosa utilização que Madona fez do excerto mais conhecido do tema 'Gimme, gimme, gimme' dos Abba. E Madona não é caso isolado, pois uma imensa quantidade de rappers e hip-hoppers tem feito o mesmo, em muitos casos com a silenciosa conivência dos verdadeiros autores da canção ou do arranjo e interpretação finais, pois devidamente pagos os direitos, ainda que à posteriori, algum ainda lhes chega ao bolso.
Neste caso não posso deixar de, como já vai sendo habitual em mim – que me perdoem alguns – pensar na 'teoria da conspiração'. É que Chao não poucas vezes se solidarizou com causas e movimentos politicamente 'incorrectos', alguns inclusivamente classificados como “terroristas” e muitas outras criticou frontalmente a 'macacada' que controla o 'quintal global'. Além disso basta ouvir o novo 'Raining in paradise' para perceber porque o vão querendo pinar.

Sem comentários: