domingo, 27 de janeiro de 2008

Terceira edição da 'Bíblia' revista e actualizada

Atentus que tá cuase a sair prá rua a 3ª idissom das Memórias do Rock Português uma curajosa impreitada du Aristides Duarte, u omem que teima em manter biba a iransa da música muderna criada pur Purtugueses durante as passadas décadas. Para apelaudir de pé.



Um abrassu dus Trabalhadores pra um trabalhador incansábel pura causa da música.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Outra versão do hino com um elenco de luxo

Outra bersom du Hinu aqui cantada puru pôbu. Uma berdadeira lissom de demucracia.
Uns fazem a festa; outrus botus fuguêtes...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O Hinu da Nassom nu Reveillón - 8

Madrid “teme” a Vigo? Não!
Lisboa “teme” o Porto? Pode ser que sim!!

Por isso o governo central espanhol apoia a Junta da Galiza no processo de implementação do TGV Vigo-Porto (e Porto-Vigo também pois seria de ida e volta!¿...). Pelo contrário, Lisboa empenha-se em relegar para posterior discussão este assunto, pois nem sequer é previsivel que a Càmara do Porto, longe de ser uma Junta da Região Norte, tenha o peso suficiente para demover o governo central(ista) das suas intenções. Tanto mais que este e Rui Rio não estão precisamente em consonância.
Conclusão: vai haver TGV (ou AVE) Lisboa-Madrid, mas não se sabe quando o Porto-Vigo. Porque o primeiro é mais viável economicamente? Não parece que seja, pois trata-se de mais do dobro da distância. E a Europa subvenciona um e o outro, mas só um vai ser realidade até 2013. Qual é, qual é?
Pois! A menos que comecemos a bater o pé!

Este mapa cada vez faz mais sentido.

Os “autoritários” da capital "lambem os quilhapos" às autoridades de Madrid. Pois claro. Depois de perseguirem trabalhadores espanhóis e algum Trabalhador (do Comércio) por causa de veículos de matrícula espanhola, bastou Zapatero ter “puxado as orelhas” ao Zé que ele deu logo ordens de acabar com as “batidas”. E até já queria fazer a próxima campanha por ele. Só como amigo, nada profissional.
Gandartista o nosso Zé! Ora cá está o incentivo para o Lisboa-Madrid...
Nós, entretanto, não desmoralizamos porque temos o Hino. E o Hino há-de guiar-nos à Victória!! (vive na Coruña).


Último excerto do Reveillón do Porto Canal (Aquario especial) com os Trabalhadores do Comercio. "Sim, soue um gaijo do Pôrto" com uma sugestiva encenação.
Adivinhem como se chama este grupo guerrilheiro: A: Frente Regionalista para a Independencia de Portucale (FRIP). B: Grupo Independentista para a Libertação de Portucale (GILP). C: Frente Portucalense para a Independencia Regional (FPIR). D: Bando Portucalense para a Integração do Humor na Política Internacional (BPIHPI).

domingo, 20 de janeiro de 2008

Acendema lareira, o mais quente do Reveillón do Porto Canal - 7

A fabulosa interpretação do "Acendema Lareira" pela Diana Basto, demonstra o que uma grande voz pode fazer por um grande tema. E só os mal intencionados ouvem o que ela não diz: Bem, atissama fugueira... (vem! Atiça-me a fogueira) é o que consta na letra e quer dizer exatamente isso. Não procurem mais sentidos ao texto, que perdem o vosso tempo.
Claro que a canção não é nossa, é uma "bersom" do "Light my fire" dos Doors, que o manager dos ditos "PROIBIU" que integrasse o álbum Iblussom. Mas como ao You Tube não se referiu e, além disso, já faz tempo que algum 'espertinho' com acesso priveligiado à nossa versão a subiu ao Tubo, abrindo o precedente, aqui está de novo. A ver se para a próxima o dito indivíduo não de comporta como uma porta (topas?)

(

Pois à lareira, ou melhor, à salamandra de consumo ecológico do Roi Xordo, em Allariz, na Galiza profunda, estive eu ontem (mais a Maria) a rever "velhos" amigos e a divertir-me como poucas vezes. Com o local a rebentar de povo, os Vozes da Radio fizeram "voar" um recital de 2 horas, onde a música e o humor foram os ingredientes de uma "ceia acústica" irrepreensivelmente confeccionada. Ainda por cima Allariz é uma terra mágica onde qualquer se perde a sonhar...
O marulhar do rio Arnoia serve de "pad" ao xilrear dos pássaros, a seu turno a harmonia que torna menos monótono o "rapear" da carneirada nos prados. Allariz mantém esse encanto rural que coabita com um cuidado urbanismo com que vão rodeando o "casco vello". Enfim, um fim de semana de luxo.


VOZES da RADIO

sábado, 19 de janeiro de 2008

Isto só podia ter acontecido no Aquario Especial de Ano Novo do Porto Canal com os Trabalhadores - 6



Qualquer semelhança é pura coincidência, mas não há dúvida que com bailes destes ninguém fica em casa sem ir ao "Reveillón"; nem o gato.
Assim mesmo, com ECO e tudo, a Orquestra Espectáculo "abrilhantou o baile de Fim de Ano do Casino de Espanha. Já quase no final, os Trabalhadores trouxeram o "Cú ó léu", enchapelados a preceito.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Istu nunca mais acaba: mais duas du Reveillón du Porto Canal cus Trabalhadores - 5

O Porto Canal apresenta semanalmente o TGV, um programa de debate sobre temas da actualidade, onde intencionalmente se enfrentam opiniões de personalidades do Porto e de Lisboa. A primeira vez que vi um desses programas, achei que a discussão chegava a pontos de tal "calor" que havia o risco de incendiar os ânimos dos interlocutores. Isto deu-me a ideia de levar a coisa até às últimas consequências.


Quase de improviso e com papeis na mão, para consultar algumas notas do texto original, desenvolvemos a acção, onde da imensa graciosidade da "apresentadora", à sobrada "arrogância" do Dr. Virgilio, ou da tranquila firmeza da Dra. Pires (a Diana nem imaginava no que a íamos meter, mas aguentou estoicamente e até improvisou com o relógio - espero que lhe tenha sido devolvido no final) aos Biturinus do bandido, culminando no Engenheiro Lopes (do Lápis) que até já estava a "ficar nerboso"... a cena foi o máximo! A diversão foi total.
Só esperamos que vocês também se tenham divertido, principalmente os que não ficaram em casa a ver televisão e sairam para a rua a ver o fogo de artifício ou, simplesmente, a "olhá pó balom".
No final da cena, e dado que tínhamos articulado o programa dentro dessa base, seguimos com uma canção, cujo tema estava totalmente relacionado com o sketch: Um ganda nagóciu. Um dos melhores temas do album Iblussom, aqui recriado ao vivo no Aquário Especial de Ano Novo

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Outras 2 do Reveillón do Porto Canal - 4

TA TUDU NAS CARTAS.

O primeiro sketch do Aquario Especial de Ano Novo foi, sem dúvida, toda uma aventura metafísica. Até a voz do telespectador António Amargurado parece aparecer por telepatia, mais do que através duma linha híbrida de telefone.



O Dr. Osiris e o seu assistente, fazem uma resenha sobre alguns dos principais acontecimentos da actual legislatura e uma previsão de futuro, só que invertendo a linha temporal, progredindo desde o ano 2009 até ao 2005.

BULETIM METRIULÓGICU

Lá mais para o fim do programa, para preservar a credibilidade da equipa que o produziu, pensou-se em intruduzir (como gosto desta palavra) um espaço para a metereologia. O artista volta a superar-se.

domingo, 13 de janeiro de 2008

OLHO POR OLHO...

Clica no Link à RTP

Isto passou à dias na RTP e não há dúvida que existe uma lei portuguesa que ampara estas acções da Direcção Geral das Alfândegas, mas também parece não haver dúvidas que este Decreto Lei 264/93, de 30 de Julho, contraria largamente o Tratado de Roma sobre a livre circulação de pessoas e de bens. É urgente que os responsáveis Europeus chamem a atenção do governo Português para o facto, não só pelos problemas que se estão causando aos profissionais em causa – e no caso dos médicos é duplamente grave pois joga com o progressivamente debilitado Serviço Nacional de Saúde – mas também pelo ridículo a que o país (o Governo de Lisboa) se tem submetido nos últimos meses.
E não é verdade o que dizem os responsáveis, quando negam perseguições, pois justamente há 4 dias, fui perseguido por uma carrinha marca Volkswagen Transporter (tenho a matrícula), branca, suja, como se de um veículo acabado de sair de uma obra se tratasse, que estacionou (curiosamente na rampa de acesso de uma garagem privada) numa rua de Leça da Palmeira, onde raramente há tráfico e que eu procuro, quando na Avenida Dr. Fernando Aroso não encontro lugar. Dois funcionários abordaram o meu carro de matrícula espanhola, e um deles “colou” ao vidro a identificação, que retirou rapidamente, de tal forma que quando abri a janela, julgando tratar-se de pessoal da Remar ou de algum corpo de bombeiros, lhes ia dizer que já tinha dado para aquele peditório. Então percebi que se tratava de uma fiscalização, um pouco ao estilo do que recordo do início da década de 70, quando “as paredes tinham ouvidos”. Perante a minha reacção de surpresa ante tal invasão da minha privacidade e, principalmente, pela forma como se processava, lá se apressuraram a negar qualquer “intenção de perseguir a cidadãos espanhóis”, ainda que, e cito, a guarda civil espanhola também autue muitos dos camionistas portugueses. Ou seja olho por olho, dente por dente. Pois, agora entendo!



O resultado deste encontro não foi além de uma amena cavaqueira com os referidos funcionários, já que, como residente e contribuinte no estado Espanhol, a minha entrada em Portugal com o veículo não infringe a lei. Mas que passará quando o Rock&Roll comece a dar 'algum' e eu caia na tentação de pagar impostos ao estado Português? Deus me livre!

Sergio Castro

Outra do Reveillón do Porto Canal - 3

"">

O primeiro tema a ser tocado, quando finalmente o Sérgio Mourão nos encontrou a celebrar (antecipadamente, convenhamos) o Ano Novo, foi o "Binhu garrafas de binho". Mas afinal só havia uma garrafa de espumante (quente) e "num bieru mais"...
A partir daqui a desbunda foi total e sem dúvida que a presença da Diana Basto foi insubstituível, culminando com a "revisita" ao vídeo do "Febras".



No álbum Iblussom a nova versão do tema está cantada pela Diana, que assume perfeitamente o papel de Rainha da Noite. Ao vídeo original insertou-se, com a ajuda do sistema Chroma Key, as novas imagens. De fundo ouvem-se as vozes dos BiGis...

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Outra do Reveillón do Porto Canal - 2

Sem dúvida o momento mais solene de todo o programa (se não contarmos com o Hinu du Condadu no final). Como já vai sendo hábito o Médicis enche-se de brio e recria a canção em cada interpretação a tal ponto que chega a improvisar com a letra, introduzindo surpreendentemente novas ideias, ainda que de dificil percepção. Mas é só uma questão de ouvir atentamente. Desta vez com o Jorge Filipe (numa suigeneris reencarnação do mestre Chopin(Center) ao piano de plástico e uma brilhante encenação capilar do Miguel Cerqueira e do Álvaro Azevedo. Eu limitei-me a ficar de lado a apreciar. Afinale era fim d'Anu i a gênte tem que sadebertir!!!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Outra do Reveillon do Porto Canal -1

TELEDIARIO do Aquário
Tal como foi prometido, aqui está o primeiro clip sacado do programa de Anu Nôbu do Porto Canal: o Aquario Especial, com apresentação do Sérgio Mourão, que teve como base a música dos Trabalhadores do Comercio. Este foi um dos sketches básicamente improvisados, no decorrer do programa. O artista por detrás da máscara é o Jorge Filipe, que aqui faz o papel de um jornalista a anos luz de distância, que dá pelo nome de ETílico XYZ. Já que se fala de aquecimento global, com especial agradecimento a alguns dirigentes políticos o Fadeculógico pareceu ser o tema adequado para seguir. Divirtam-se.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Uma outra espécie de Reveillón, sem Gatos mas com Tigres (aliás Trabalhadores do Comercio)

Pois com grande satisfação vamos assistindo à forma como, no You Tube, o povo vai visionando as várias actuações musicais do Fim d'Ano da RTP e, até agora, em preferência, só nos ultrapassa a Sabrina e as suas tetas amestradas. Bem bom, como diriam umas amigas nossas.
Mas nem só de RTP se fez a Passagem d'Ano 2007/2008. Para quem estava em casa às 0,30horas, já do dia 1 de Janeiro, o inesperado aconteceu: Um Aquario Especial, de quase duas horas, este sim preparado em poucas mais.
O Porto Canal convidou-nos por volta do dia 10. Quando no dia 23 entrámos nos Estúdios às 10 da manhã (e era Domingo), levávamos dois textos alinhavados e toda a roupa que tínhamos encontrado nas arrecadações. O resto foi saindo com o avançar do dia. Em 13 horas (acabámos às 11 da noite) gravámos todos os sketchs, os temas que tocámos (incluindo o "playback" da "Fartura") e ainda nos deu tempo para almoçar (ainda que não todos ao mesmo tempo). Foi um trabalho hiper divertido, para o que contribuiu toda a equipa do Porto Canal, em especial o Sérgio Mourão, que fez esse belíssimo 'travesti' no TGV e apresentou e guiou o programa como só ele sabe.



Isto é uma espécie de resumo do programa. Com o tempo iremos trazendo mais momentos, alguns realmente muito divertidos. Quem tiver o Porto Canal que se mantenha atento, pois vão repetir o programa na íntegra e é na sua totalidade que faz sentido. Já o fizeram no passado Sábado, mas estamos convencidos que vai voltar a acontecer.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

2007 foi-se da melhor forma

eu sei que a falta de modéstia é defeito, mas não podemos deixar passar esta oportunidade, pois esta terá sido provavelmente a ÚLTIMA GRANDE IMAGEM (sónica) de 2007.
">